UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Adeciane Rosa Santos Costa
PROJETO DE LEITURA E ESCRITA:
(TEXTO QUE SABE DE CÓ)
Tapiramutá, 04 setembro de 2009.
Apresentação
O projeto didático é uma modalidade organizativa do tempo didático que oferece contextos de leitura e escrita em que ganha sentido e aparece como uma atividade complexa.
O mesmo permite uma organização muito flexível do tempo. Em função de um objetivo que se queria alcançar, esse projeto terá ínicio na III unidade e conclusão na IV unidade.
Trabalhar com esse projeto, passou a ser uma das alternativas viáveis para ensinar leitura e escrita de uma forma significativa, pois este se constitui em uma série de situações encadeadas com uma finalidade conhecida e compartilhada por todo o grupo, situações estas que pretendem ensinar conteúdos que fazem parte das práticas sociais de leitura e escrita.
Como também em relação à análise lingüística, enfocando os textos contextualizados no que concede a macro e micro estrutura textual.
Quanto ao propósito comunicativo, pretende-se que os educando leiam e escrevam com autonomia.
http://dete-gildeteufba.blogspot.com/
JUSTIFICATIVA
O desafio é formar praticamente de leitura e da escrita, não sujeitos que possam “decifrar” o sistema a escrita.
DELIA LOREM.
Em um mundo tão complexo precisamos recorrer a fontes diversas de informação e conhecimento. A língua materna continua sendo o mais valioso e eficiente instrumento de acesso ao patrimônio sociocultural de que o homem deve apropriar-se para construir seu lugar no mundo. Neste sentido, a linguagem escrita é uma das grandes construções da humanidade, a escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento da leitura e da escrita, já que é nela que se dá o encontro decisivo entre a criança e o mundo letrado.
À escola, portanto, cabe promover experiências e situações novas que conduzam à formação de uma geração de leitores e escritores capazes de dominar as múltiplas formas de linguagem e de reconhecer os variados e inovadores recursos tecnológicos disponíveis para a comunicação humana presentes no dia-a-dia. Em outras palavras, a escola é o meio de garantir aos indivíduos o acesso aos saberes lingüísticos necessários para o exercício da cidadania.
Partindo desse pressuposto e, sobretudo das ações a serem desenvolvidas a partir da elaboração do PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) é que foi elaborado o projeto do reforço escolar para ser desenvolvido a partir da III unidade de estudo em nossa escola. Neste sentido, o presente projeto será desenvolvido com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I (turno oposto) da Escola Municipal Profª Constantina Vieira de Araújo, tendo como professores, as profªs. Luciana Barros (turno matutino) Adeciane Rosa nas (quarta e Quinta-feira) também no turno matutino e Viviane Barbosa (turno vespertino), de segunda a sexta-feira no turno matutino e de segunda a quinta-feira no turno vespertino (conforme desenvolvimento).
Este projeto pretende, além de melhorar o desempenho dos alunos nas disciplinas críticas Língua Portuguesa e Matemática, oferecer àqueles alunos com maiores dificuldades na leitura e escrita atendimento diferenciado e individual a fim de atender às suas reais necessidades de aprendizagem. Contudo, é importante ressaltar as inúmeras dificuldades que a escola enfrenta para desenvolver tal projeto, visto que a mesma não possui uma sala exclusiva para o reforço tendo o mesmo que ser desenvolvido no pátio da Unidade.
Por fim, espera-se com o reforço escolar que os alunos que se encontra com dificuldades para ler e escrever convencionalmente possam realmente adquirir tais habilidades inserindo-se enquanto co-participantes das atividades realizadas em sua classe regular. Assim, o reforço escolar é uma importante ação pedagógica que ajudará os docentes a melhor desempenharem suas atividades em sala de aula.
Objetivos
• Criar situações lúdicas de aprendizagem significativa em relação às músicas e cantigas populares, visando desperta o gosto e o prazer pela leitura.
• ° Possibilidade a interação e a cumplicidade com o mundo da leitura e a escrita através de (textos que se sabe de co).
GERAL:
• Melhorar o índice de reprovação nas disciplinas críticas: Língua Portuguesa e Matemática;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Desenvolver aulas de Língua Portuguesa e Matemática diferenciada;
• Propor atividades diferenciadas de acordo com o nível conceitual de escrita;
• Realizar atendimento individual àqueles alunos com maiores dificuldades para ler e escrever;
O que se pretende que os alunos Aprendam:
• Comentar o que leu
• Confrontar interpretações e ponto de vista;
• Diferenciar a linguagem que se escreve da linguagem que se fala;
• Desenvolver a oralidade;
O que os professores precisam garantir:
• Disponibilizar os alunos de textos que se refere ao projeto.
• Planejar situações em que os alunos possam produzir oral com destino escrito;
• Envolver os alunos em todas as atividades;
• Assegurar a leitura como atividade permanente;
• Agrupamentos produtivos;
Etapas prevista
20 e 21 de Agosto de 2009
Elaboração do projeto, conhecendo a turma e suas necessidade.
26 e 27 de Agosto
Texto “Marcha Soldado”
• Envolver os alunos através da apresentação do projeto e suas subseqüentes etapas estimulando e valorizando a participação de todos.
• Dinâmica: para sensibilização da turma com uma caixinha de leitura, passando para que toda a escolha seu texto, apos a escolha dos textos, iremos fazer a leitura individual de todos.
• Apresentar o texto que iremos trabalhar “Marcha Soldado” Leitura coletiva do cartaz. Fazendo seguintes intervenções: De que fala o texto? Qual o titulo? Qual a letra que inicia a palavra Soldado.
• Propor atividade: Circular Palavra no texto, indicada pelo professor.
• Fazer lista com as palavras circuladas. Leitura da lista focando as letras iniciais e finais.
02 e 03 de Setembro
Continuação do texto “Marcha Soldado”
• Distribuir Cópias do texto mimeografado para cada aluno fazer a leitura.
• Todos irão fazer a leitura, mesmo de forma convencionalmente para que todos participem da atividade, garantindo através do texto que se sabe de co.
• Comentário sobre a leitura. Quais palavras descobriram no texto?Questionar sobre o que o texto provoca: Tristeza, alegria, surpresa, espanto, curiosidade, riso. Para o professor entender o que os alunos acharam do texto.
• Propor atividade: Leitura coletiva da lista das palavras circuladas na aula anterior.
• Ditado puxado das palavras trabalhadas
09 e 10 de Setembro de 2009
Texto “Borboletinha”
• Acolhida com uma roda de leitura, onde todos terão que fazer a leitura escolhida na caixa da leitura.
• Leitura coletiva da música no cartaz.
• O professor informará onde se inicia o texto e propor que todos leiam juntos acompanhando o que está escrito com o dedo enquanto cantamos o desafio é ajustar o falado com o escrito.
• Propor uma tarefa. Leitura da música Borboletinha abaixo da música fazer desenho livre do que ela expressar.
16 e 17 de Setembro
Texto “Borboletinha”
• Após a leitura coletiva da música no cartaz os alunos iram algumas palavras e socializar com o grupo as pistas usadas para encontrar-lás. Faça com que justifiquem as escolhas e explicitem o procedimento para descobrir o que estava escrito.
• Propor atividade: trabalhar a primeira letra da palavra borboletinha, apos iremos formar novas palavras com b de borboletinha.
23 e 24de Setembro
“Música Não Atire o Pau no Gato”
• O professor irá iniciar a aula, faltando um pouco dos animais. Quais cuidados que temos que ter com eles? Falar de animais domésticos e selvagens? Alimentação dos animais.
• Logo após iremos cantar a música “atirei o pau no gato” de varias formas: batendo o pé, batendo palmas, pulando, dançando,cantando alto e cantando baixo.
• Leitura individual da música.
• Propor atividade: ler e completar as palavras que faltam na música, ou seja, (música lacuna da).
30 de setembro 01 Outubro
“Texto: Não Atire o Pau no Gato”
• Retomar a música, com leitura coletiva do texto.
• Após a leitura iremos formar lista com nomes de alguns animais
• Leitura da lista, fazendo seguintes intervenções qual a letra inicial? Qual a letra final? Quantas letras têm?
• Propor atividade escrever a lista no caderno.
07 e 08 de Outubro
Parlenda “Rei capitão”.
• Apresentação da parlenda, falando o que significa parlenda? Quem já leu uma parlenda?
• Leitura coletiva da parlenda “Rei Capitão” pedindo que venham circular palavras indicada pelo professor.
• Após a leitura das palavras circuladas, iremos fazer um ditado puxado das palavras trabalhadas.
14 e 15 de Outubro
Parlenda “Rei Capitão”
• Leitura coletiva da parlenda
• Propor atividade: entregar a parlenda recortadas em frases pedir que os alunos ordenem toda parlenda colando em um papel oficio. Para dar conta das atividades ele terá que observar o cartaz e adicionar os conhecimentos que possui sobre o texto usado as pistas que são observar as letras iniciais e finais.
21 e 22 de Outubro
Parlenda “Corre Cutia”
• Fazer leitura da parlenda? Fazendo seguintes
• Questionamentos. Qual o titulo da parlenda? Quais os personagens da parlenda? Qual a letra inicial e final da palavra cutia?
• Logo após os alunos iram fazer a leitura individual da parlenda.
• Propor tarefa: encontrar palavras da pares lendas em uma caça-palavra.
29 e 30 de Outubro
Parlenda “Corre Cutia”.
• Iremos fazer uma leitura e os alunos irão acompanhar o que este escrito com o dedo, observando a escrita das palavras.
• Logo após iremos fazer um ditado circulado onde professor terá o texto e eles iram acompanhar e circular as palavras indicadas pelo o professor.
• Montar palavras circuladas usando o alfabeto móvel.
04 e 05 de Novembro
“Texto 1,2 Feijão Com Arroz”
• O professor levará o texto mimeografado para que os alunos façam à leitura individual
• Logo após o professor fará a leitura e pedindo que eles observem a parlenda fazendo seguintes intervenções. De que esta falando a parlenda?
• Quais os animais aparecem na parlenda?
• Propor atividade: circule e pinte os nomes dos numerais que aparece na parlenda.
11 e 12 de Novembro
“Texto 1,2 Feijão com Arroz”
• O professor levará o texto em um cartaz e fará leitura coletiva da parlenda.
• Logo após vamos juntos circular os nomes dos numerais no cartaz para podermos trabalhar a leitura e escrita dos numerais.
• Leitura da escrita dos números, propor atividade de ligar os numerais a sua escrita.
18 e 19 de Novembro
Revisão de texto
Texto “Rei Capitão”
• O professor escolherá um texto trabalhado para fazer uma revisão.
• A partir da escolha, iremos fazer um TODE (texto oral com destino escrito) onde os alunos iram falando e o professor será escriba.
• O professor irá fazer a leitura do texto juntamente com os alunos, observando a escrita se esta faltando alguma parte da parlenda.
• Propor atividade: Retirar palavras do texto para formas algumas frases.
25 e 26 de Novembro
“Texto: O Pato”
• O professor irá fazer uma caixa com várias palavras do texto O Pato, com objetivo de descobrir o texto que vamos trabalhar.
• Apresentação do cartaz com o texto, leitura coletiva do texto.
• Formar uma lista trabalhando letras iniciais e finais.
• Escrever a lista no caderno e separar as silaba das palavras.
02 e 03 de Dezembro
“Texto O Pato”
• Leitura do poema retomando o cartaz com texto, fazendo seguintes intervenções.
Qual o titulo do texto?
Qual o nome do autor?
Quais animais apareceram no texto?
• Propor atividade: Bingo com os nomes de animais.
• Caça-palavra com as palavras trabalhadas no texto que inicia com a le
Educação e Cibercultura
Há 14 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário