quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Plano de aula Oficina da Matématica




Plano de aula de Oficina da Matemática.
Olá Galera, observe, leia e confira, uma aula prazerosa com a participação de todos alunos.

ESCOLA PROFESSORA CONSTANTINA VIEIRA DE ARAÚJO
PROFESSOAS: ADECIANE COSTA E VANUSIA SAMPAIO
SÉRIE: PRÉ II
DATA: 01/10/09.

Plano de aula

Objetivos:

Identificar formas geométricas no seu cotidiano;
Reconhecer a importância do estudo da geometria, motivando para sua aprendizagem;
Diferenciar as formas geométricas.

Conteúdos:

Matemática: Geometria, cores.
Artes visuais: Jogo das formas, pintura.

Desenvolvimento:

Acolhida dos alunos com livros de histórias infantis;
Música de chegada: Bom dia... Em (anexo)
Oração: Papai do céu; (em anexo).
Freqüência;
Leitura compartilhada: (Poema das formas geométricas; em anexo). O professor irá explorar as formas geométricas. Explorando o poema: Forma geométrica. Dando exemplos do nosso cotidiano, como: a forma do quadro, da mesa, dos cartazes etc.
Jogo do encaixe com as formas geométricas. O professor distribuirá um jogo, em cada mesa, que contem seis alunos, para que os mesmos encaixe as peças de acordo com as formas geométricas. Em seguida o professor explorará a atividade no quadro, pintando de acordo a legenda no poema das formas geométricas.
Propor a atividade: Pinte a casa de acordo a as cores indicada na legenda: (o triângulo – azul o quadrado-verde e o retângulo – vermelho).
Recreio;
Atividade de Matemática: Observe as carinhas dos animais, nas formas geométricas e forme novas carinhas de animais.

Recursos: papel ofício, papel metro, lápis de cor, cola, pincel atômico, quadro branco, marcador para quadro branco, duplex, emborrachado, estêncil.

Avaliação:

Critérios: Identifica formas geométricas em seu cotidiano? Reconhece a importância do estudo da geometria? Diferencia as formas geométricas?
Instrumentos: Cartaz, jogo de encaixe de formas geométricas, atividade mimeografada e colagem.

Poema das formas geométricas.

Eu sou o quadrado
bonito demais
Tenho quatro lados
e todos iguais.

E eu sou o círculo
Sou igual a lua,
Sou o mais bonito
Lá da minha rua.

Eu sou o triângulo
Tenho três biquinhos
De chapéu eu sirvo
Para os palhacinhos.

Eu sou o retângulo
Cresce mais em lado
Para fazer inveja
Ao senhor quadrado.


Oração: Papai do céu

Papai do céu
Gosto muito de você
Do papai da mamãe
E de todos os meus coleginhas
Obrigada Deus
Por você ser tão bom comigo
Amem.


Música de chegada: Bom dia...


Bom dia sol
Bom dia céu
Bom dia mar
Bom dia ao mundo
Queremos cantar

Bom dia você
Que é meu irmão
Bom dia você
Que é do coração

Bom dia você
Bom dia você
Bom dia você

Bom diaaaaaaaa.

Relatório

Venho através deste relatório apresentar o trabalho desenvolvido na sala de aula de Educação Infantil, na Escola Municipal Professora Constantina Vieira de Araújo, por Adeciane Rosa e Vanusia Menezes.
No primeiro momento fizemos à acolhida dos alunos e em seguida cantamos a música de chegada: Bom Dia (em anexo), todos participando com muito entusiasmo. Logo após oramos: Papai do Céu (em anexo) para ver a importância de agradecer a Deus por tudo que ele nos proporciona.
Conforme planejado, apresentamos aos alunos o cartaz com o poema das formas Geométricas (em anexo). Desenvolvemos a leitura do mesmo fazendo seguintes intervenções: Lendo o poema e apresentando as formas geométricas e as suas cores. Sendo que cada forma geométrica tinha um cor diferente.
Depois da leitura, apresentamos aos alunos o jogo de encaixe das formas geométricas. Dividimos a sala em quatro grupos, sendo que cada grupo ficou com um jogo, contendo uma cartela e suas formas para encaixar. Com objetivo que eles aprendam e reconheçam de forma lúdica e prazerosa as formas geométricas. Onde todos participaram, brincaram, trocaram e criaram outros desenhos, exemplo: casas, trens, carinhas de palhaços...
No outro momento, proporcionamos uma atividade de pintar a casinha de acordo com a legenda que continha no poema trabalhado. Para que os alunos desenvolvessem a atividade com mais facilidade, desenhamos a casa na lousa. Em seguida com ajuda dos alunos, pintamos a casa de acordo com a legenda ao lado. Todos tinham cores diferentes, o triângulo azul, o quadrado verde e o retângulo vermelho.
Avaliamos este trabalho como uma aula bastante produtiva, pois foi uma atividade lúdica, colorida e os alunos tiveram um ótimo desempenho, participando da aula com entusiasmo em está desenvolvendo uma atividade diferenciada.
Foram expostas as atividades realizada, formando um lindo cartaz Ao verem os trabalhos expostos, ficaram alegres e satisfeitos com o resultado.
Para que isso sempre aconteça no seu dia-a-dia, basta que nos professores, levem para sala de aula, o prazer de aprender Matemática de forma lúdica e prazerosa tendo sempre uma boa aula.
postando o meu plano de aula para a socialização com o grupo!

Um comentário:

Tatiane disse...

Muito rico e significativo o plano de vocês!
Tenho a relatar que é através de uma metodologia inovadora como essa que os estudantes, com certeza,conseguirão adquirir uma melhor aprendizagem.